Sobre o H2O essencial

O projeto H2O essencial explora o tema da água nas suas mais variadas vertentes quer das ciências, quer do comportamento humano. 

Com esta perspetiva interdisciplinar em torno de um tema tão fundamental como água, procura-se que os estudantes recorram aos conhecimentos já adquiridos no âmbito das disciplinas curriculares, os complementem com novos conhecimentos ou perspetivas e que, de uma forma global:

· entendam que as ciências constituem pilares de conhecimento que permitem a compreensão do mundo e do meio ambiente;

· percebam que o conhecimento não deve ser compartimentado e que, em variadíssimas situações, a interação entre diferentes áreas do saber fornece o enquadramento e o percurso lógico necessários para a compreensão de determinado assunto;

· tomem consciência das consequências do comportamento individual. Crianças e jovens cidadãos conveniente informados são atores fundamentais na tomada de decisões quer seja ao nível individual quer seja em exercício de cidadania;

 

Pretende-se, ainda, que os alunos envolvidos nas ações propostas possam:

· tomar consciência da importância da água enquanto recurso natural vital em toda a sua abrangência;

· adotar um comportamento responsável na utilização da água em respeito pela natureza;

· identificar diferentes amostras de água consoante a sua proveniência e características físico-químicas.

Os objetivos principais e abrangentes deste projeto consistem na divulgação de conhecimento científico em torno do tema da água e da sua importância para a vida e para o planeta e, ainda na sensibilização para o sentido de responsabilidade social no que respeita ao uso individual da água, junto da Comunidade Educativa do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, Porto.

 

Em termos de objetivos específicos e, numa perspetiva interdisciplinar, pretende-se que os alunos envolvidos em cada uma das ações propostas recorram aos conhecimentos já adquiridos no âmbito das disciplinas curriculares, os complementem com novos conhecimentos ou perspetivas e que, de uma forma global, tomem consciência da importância da água enquanto recurso natural vital em toda a sua abrangência e adotem comportamentos responsáveis na utilização da água em respeito pelo meio ambiente. 

 

 

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“Projeto-UE - sustentabilidade e uso eficiente dos recursos: inquérito, debates e disseminação” é uma iniciativa da Comissão Europeia coordenada pela FCUL que tem como principais atividades a realização de um inquérito de opinião e a organização de seis debates de norte a sul do país, cujos temas e tópicos serão baseados nos resultados do inquérito. O objetivo é contribuir para a reflexão e debate fundamentados cientificamente, dando voz aos cidadãos e cidadãs sobre estas temáticas e as políticas da União Europeia.

Apela-se nesta fase à participação de todos na resposta ao inquérito, bem como à colaboração na sua divulgação. Poderá encontrar mais informações no site do projeto, bem como aceder ao inquérito por via do site e através do seguinte link: https://survs.com/survey/eczdqcf2f1.

Participe, divulgue e fique atento às notícias relativas aos debates, o último dos quais se realizará na FCUL a 12 de setembro de 2014.

  Making water flow: An interview with Matt Damon and Gary White

What does it take to get clean water to those who need it? According to the cofounders of Water.org, actor Matt Damon and Gary White, less than you may think—and the payback is tremendous. more

Fundamentação do Projecto

Sem água não existe vida, ou, pelo menos, não existe vida tal como é conhecida. A água está continuamente presente no quotidiano: cerca de 65% do corpo humano é constituído por água e cerca de 71% da superfície terrestre está coberta por água, na sua maioria oceanos. Os lagos, mares e oceanos desempenham uma função muito importante na regulação do clima e constituem o habitat de cerca de 50% das espécies existentes na Terra. A abundância de água para consumo humano é, contudo, apenas aparente, dado que só cerca de 2,5% da água total existente no planeta não é salgada e que a sua distribuição geográfica é desigual. A água é um bem essencial e, no entanto, foi apenas em 2010, que os países membros das Nações Unidas reconheceram explicitamente o “Direito Humano à Água”: o acesso a água potável em quantidade suficiente e a condições de saneamento básico são condições fundamentais para cada ser humano viver com dignidade e conseguir concretizar outros direitos básicos.

Nos países europeus ou da américa do norte, o acesso à água potável está ao alcance de uma torneira, a água é um bem tomado como garantido e, no entanto, nem sempre foi assim. A facilidade de acesso à água potável, sobretudo nos meios urbanos, banalizou a sua importância. O expectável aumento contínuo da população mundial, presentemente superior a 7 mil milhões de habitantes, coloca grande pressão nos ecossistemas e nos recursos naturais e a água não constitui exceção. Atualmente, em diversas zonas do planeta, a escassez de água, a competição pelo seu uso, a utilização irracional e todos os problemas daí decorrentes são ainda causa de conflitos entre nações. Mesmo nos países tecnologicamente desenvolvidos, a utilização intensiva e não sustentada da água constitui uma ameaça à paz e à segurança da saúde pública. Por esta razão, as Nações Unidas determinaram 2013 como o Ano Internacional para a Cooperação pelo Uso da Água. A harmonização entre o progresso tecnológico e económico que conduz à melhoria das condições de vida, e o aproveitamento do potencial que a natureza oferece para concretizar esse progresso constitui um dos grandes desafios do século XXI, pois não se atinge desenvolvimento sustentável sem gratidão e respeito pela natureza. Acreditamos que uma sociedade informada e civicamente ativa é construída com cidadãos instruídos e conscientes e, esta formação baseada no conhecimento, deve ser incutida desde a infância.

Nossos Utilizadores

Esta página está particularmente vocacionada para partilhar boas práticas entre a Comunidade Educativa do CNSR e a Comunidade Científica em geral.

O nosso projeto é arrojado: envolve um universo de cerca de 1010 alunos (do 1º ao 9º ano) e conta com a colaboração valiosa de duas das mais prestigiadas instituições de ensino e de I&D da cidade do Porto: a FEUP - Faculdade de Engenharia do Porto, através do Departamento de Engenharia Química e do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico; e o ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto, através do Departamento de Engenharia Química.

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4100-120 PORTO

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