Impacto do Projeto nos Alunos e Professores

 
 

No contexto do Programa Pais com a Ciência, sob o pretexto do bem comum e essencial que é a água, a APROSARIO, associando-se à equipa educativa do CNSR, pretendeu dar o seu contributo para a educação básica para a ciência e a tecnologia e para a sensibilização do exercício da cidadania responsável e informada, promovendo o contacto pessoal e direto entre estudantes e cientistas, estimulando o conhecimento e aprendizagem para lá dos limites físicos da escola. Deste verdadeiro trabalho em rede, com a equipa educativa do CNSR e com as entidades externas envolvidas no projeto, resultaram protocolos de colaboração e parcerias que se prolongarão para além do término da atuação do projeto H20 essencial. É desejo da APROSARIO que esta primeira iniciativa de desenvolvimento de um projeto científico possa vir a repetir-se em futuras participações ativas da APROSARIO no processo educativo dos alunos do CNSR, reconhecendo o mérito, o empenhamento, a franca colaboração, a recetividade e abertura de espírito dos professores e da Direção do CNSR. Fazendo o Balanço em termos de impacto do projeto, entendemos que o impacto junto dos alunos, professores, pais e funcionários do CNSR, bem domo dos colaboradores da FEUP, ISEP, EDP e Águas de Gaia envolvidos, é francamente positivo, tendo sido o feedback bastante construtivo. Observações: Agradecemos à Ciência Viva o apoio dado e formulamos votos para que as políticas governamentais continuem a ser orientadas estrategicamente para este tipo de ações realmente diferenciadoras.

 

Na perspetiva dos alunos, o projeto destacou-se pela possibilidade de ouvirem, na primeira pessoa, as experiências de cientistas famosos que, de uma forma muito prática e muito informal, falaram de assuntos complexos, normalmente de cariz muito teórico, abordados em contexto de sala de aula e acompanhados de complicadas fórmulas físicas e/ou químicas. Foi curiosa a forma espontânea como os alunos captaram a mensagem e rapidamente colocaram questões muito pertinentes.

Também foi considerada uma mais valia a forma multifacetada de abordagem: interdepartamental, multicultural e metodológica. As visitas de estudo, a recolha e análise de amostras, a instalação de piloto para produção de água potável a partir de água do mar foram, sem dúvida, as atividades onde os alunos mais trabalharam o projeto de uma forma cooperativa e muito orientada para a temática da relevância da água e sustentabilidade do planeta.

Também a campanha "consumo inteligente" foi relevante, pois deu oportunidade aos alunos, menos vocacionados para estas temáticas, para usar o seu talento e criatividade para refletirem e comunicarem. 

Para os alunos mais novos, o projeto teve particular impacto com a instalação e manutenção dos aquários verdes, com recriação in vitro de ecossistema.

Para os professores do Colégio, este projeto H2Oessencial, apesar de resultar num acréscimo ao seu já bem preenchido plano de atividades, representou um estreitamento de contactos e de relacionamento com elementos da APROSARIO e com outros pais do CNSR o que desencadeou a criação de novas sinergias e de oportunidades de colaboração em atividades extra letivas. No que respeita às relações externas, o projeto H2Oessencial contribuiu com o alargamento dos contactos com elementos quer das instituições de ensino que participaram no projeto (ISEP e FEUP) quer das empresas que colaboram, contactos que são reconhecidamente úteis e que se manterão acesos pelo futuro. Ainda no que respeita ao impacto deste projeto nos professores do CNSR, e considerando o nível individual, a proximidade com as instituições de ensino superior (fonte de conhecimento e de inovação) e com as empresas (fonte do saber fazer no sentido prático) foi refrescante, permitindo a atualização de conhecimentos em áreas emergentes e ainda, o complemento de outros conhecimentos em áreas distintas da sua formação de base. Na maioria parte das situações esta transferência de conhecimento ficou registada em documentação entregue aos docentes do CNSR contendo guiões de experiências (barragens, células solares, estufas para dessalinização de água, etc) e outros materiais pedagógicos (textos de apoio, brochuras, artigos, legislação, etc). Estas vias de contacto estabelecidas, entre professores – pais e professores – entidades externas, pela estreita colaboração direta nas diferentes atividades do projeto são valiosas, são férteis em ideias e em novos projetos e representam algo que a APROSARIO toma como um dos seus objetivos alcançados mais significativos.

 

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APROSARIO
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