Visita de estudo a Barragem /Albufeira

Objetivo: Explorar a experiência “aproveitamento hidroelétrico” através da montagem de uma mini-barragem.

Introdução

 A água é um recurso natural cuja abundância ou carência tem repercussões profundas no dia-a-dia das populações. A construção de barragens minimiza este problema para além de permitir produzir energia elétrica através da energia hídrica, uma fonte de energia limpa e renovável sem recurso a combustíveis fósseis. A energia hídrica é a energia obtida a partir da energia de uma massa de água em movimento, como rios e lagos, e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou uma queda de água. Inicialmente, as barragens eram contruídas para armazenamento de água, irrigação e prevenção de cheias, sendo posteriormente introduzida a possibilidade de produção de energia elétrica. Na atividade que se segue, a barragem construída tem como finalidade a produção de energia elétrica.

Descrição da instalação experimental

Nesta atividade a barragem é constituída por dois reservatórios colocados um sobre o outro. A água, retida no reservatório superior, é canalizada por uma conduta até às pás da turbina que se movimentam com a força da água, sendo depois recolhida no reservatório inferior. O movimento das pás da turbina fazem funcionar um gerador, permitindo obter corrente elétrica. A turbina é o principal componente de um aproveitamento hidroelétrico. Quando a água faz mover as pás da turbina, a energia cinética da água é transformada em energia de rotação da turbina, ou seja, energia mecânica. Esta energia mecânica é, por sua vez, convertida em energia elétrica através do gerador acoplado à turbina.

Figura - Instalação experimental de uma barragem.

Material:

- Barragem

- Água

Procedimento experimental:

1. Encher o reservatório superior com água.

2. Abrir a válvula; verificar que a água flui através do tubo até à turbina fazendo rodar as pás.

3. Através da válvula regular caudal de água e observar a intensidade do LED.

 

E se … o que acontece?

Repetir a experiência para diferentes caudais. Verificar o que acontece à intensidade luminosa do LED à medida que aumentamos ou reduzimos caudal.

 

Contactos

APROSARIO
Colégio de Nossa Senhora do Rosário
Avenida da Boavista, 2856
4100-120 PORTO

226 197 590

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode