Caracterização físico-química de amostras de água

(ação composta por 3 atividades, permitindo  obter uma visão global da importância das características de uma água superficial - rio Leça- e de um efluente, em termos de composição química, e dos constrangimentos legais que abrangem essas águas).

 

 

Palestra "enquadramento legislativo aplicável às águas superficiais"         - 28 Novembro 2013

A palestra foi proferida pelas docentes do departamento de engenharia química do ISEP: Professora Doutora Leonilde Cristina Martins e pela Professora Doutora Sónia Figueiredo. 

Tendo como Público-alvo as 5 turmas do 9º ano, esta exposição teórica para além da abordagem geral da importância da água para a vida e do seu ciclo natural, apresentou o enquadramento legislativo aplicável às águas com qualidade para consumo humano (águas de abastecimento) e de outras águas superficiais. Foram referidos os principais parâmetros de controlo da qualidade das águas de abastecimento e explicados os métodos analíticos que serão posteriormente aplicados pelos alunos nas restantes componentes desta ação.

 

Monitorização da qualidade da água do rio Leça

A monitorização da água rio Leça pelos alunos do 9º ano representa uma mais-valia em termos de capacidade de planeamento e execução de trabalho experimental e de campo, que se desenrola num contexto real. As análises microbiológicas e físico-químicas realizadas às amostras de água recolhida do rio permitem perceber a variabilidade existente num curso de água, quer seja por razões naturais (sobretudo geográficas e geológicas), quer seja devida à intervenção humana, e ainda proporcionar elementos objetivos para a discussão sobre o impacto da ação humana na qualidade da água de um rio situado numa região simultaneamente urbana, agrícola e industrial, como é o caso do rio Leça em estudo.

 

Exploração das tecnologias de tratamento de águas residuais

Os trabalhos propostos para o tratamento de um efluente realizar-se-ão no Laboratório de Tecnologia de águas do ISEP e permitirão mais uma vez posicionar os alunos num contexto de trabalho real. Estes sistemas de tratamento envolvem a operação de diversos equipamentos e instalações laboratoriais pelos alunos, que embora sejam escolhidos com grau de dificuldade adequado ao nível de conhecimento dos alunos, representará uma novidade e um valor acrescentado em termos de manuseamento de equipamentos laboratoriais. A experiência com o tratamento físico-químico de um efluente transmite a noção real do trabalho necessário e dos recursos envolvidos para tratar águas residuais antes que possam, de novo, ser descarregadas para o ciclo hidrológico natural da água.

Um grupo de alunos selecionados pelos professores de Físico-Química e de Ciências pôde experimentar, no Laboratório de Tecnologia Química do ISEP, um conjunto de técnicas de separação de substâncias poluentes e de tratamento de águas residuais. As experiências e os conhecimentos transmitidos estão para além das matérias dos programas curriculares do 9º ano e, por isso, esta atividade consistiu numa "formação laboratorial avançada". A Engª Gabriela Carneiro, do CNSR, acompanhou os alunos que, já no ISEP, contaram com a orientação laboratorial das professoras doutoras Cristina Morais e Sónia Figueiredo e dos seus assistentes, a quem estou muito grata pela atenção e colaboração que nos têm dedicado no âmbito deste projeto. 

Palestra "enquadramento legislativo aplicável às águas superficiais"

 

 Alunos do CNSR no Laboratório de Tecnologia Química do ISEP

 

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